SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS LANÇA CAMPANHA SALARIAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS EM SUPERMERCADOS

O Sindicato dos Comerciários de Itabuna lançou, na manhã desta quinta-feira (20/02), a Campanha Salarial 2020 dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Supermercados. Atos foram realizados no Itão e no Meira do Centro Comercial e contaram com a participação da banda percussiva Negras Perfumadas e dos sindicatos dos Bancários, Servidores Municipais, Agentes Comunitários, Têxteis e Calçadistas e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

A pauta de reivindicações foi entregue à representação patronal no dia 27/01, mas até o momento não houve qualquer sinalização (por parte do patronal) para que as negociações sejam iniciadas.

Pela proposta aprovada pela categoria em assembleia, a Convenção Coletiva de Trabalho terá duração de dois anos; Reajuste com ganho real de 4% para quem ganha acima do Piso; Cesta básica correspondente ao valor de R$ 120,00; Contrato de Trabalho Intermitente só poderá ser feito mediante Acordo com o sindicato profissional; Contrato de trabalho com jornada de 12×36 só poderá ser feito mediante Acordo com o sindicato profissional; Seguro de Vida para os trabalhadores e trabalhadoras em supermercados; Garantia de todos os direitos que constam na atual Convenção Coletiva.

“A maioria dos donos de supermercados vivem o melhor momento de suas vidas, porque colocaram na presidência da República um aliado do segmento patronal”, afirmou Amanda Santos, vice-presidenta do Sindicato dos Comerciários de Itabuna. “Os governos Temer e Bolsonaro fizeram a Reforma Trabalhista, da Previdência, Liberdade Econômica, Terceirização Irrestrita, etc., para ajudar o segmento patronal”, continua Amanda. “Essas reformas só trouxeram perdas para a classe trabalhadora. É imprescindível que a os trabalhadores e trabalhadoras em supermercados fortaleçam o sindicato, participem das mobilizações da campanha salarial e resista aos ataques do governo e dos patrões. Não podemos aceitar redução de direitos. Queremos valorização!”, concluiu Amanda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.