NOTA PÚBLICA: SUGESTÕES DO SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE ITABUNA PARA COMBATER O CORONAVÍRUS

Diante do quadro de epidemia que o país enfrenta, inclusive com casos já confirmados em cidades do interior da Bahia, o Sindicato dos Comerciários e das Comerciárias de Itabuna apela ao bom senso do segmento patronal para que tome consciência da gravidade da situação e adote as medidas abaixo sugeridas, a fim de proteger as vidas de seus clientes e funcionários.

  1. Diminuição do horário de funcionamento do comercio de Itabuna;
  2. Rodízio de funcionários, com o objetivo de “desafogar” o sistema de transporte coletivo;
  3. Garantia de Álcool Gel, principalmente para os caixas, que manuseiam dinheiro e cartões;
  4. Antecipação de férias, prioritariamente para quem faz parte dos grupos de risco (idosos, diabéticos, hipertensos, gestantes, entre outros);
  5. Flexibilização para que os comerciários e as comerciárias que se encontrem com sintomas de gripe e/ou resfriado, possam comunicar por telefone seu não comparecimento ao local de trabalho;

Estamos cientes das dificuldades econômicas que o país atravessa. Com a epidemia do coronavírus, tal crise tende a se aprofundar, prejudicando principalmente a classe trabalhadora, pequenos e médios empresários. As experiências de outros países afetados pela pandemia demonstram que o único meio de combater sua propagação é restringindo a mobilidade das pessoas. Portanto, neste momento a medida mais inteligente (inclusive para a preservação dos negócios) é seguir as orientações dos especialistas, fazendo o possível para diminuir a aglomeração e o trânsito de pessoas.

Solicitamos apoio do poder público municipal, para que, na sua condição de autoridade pública, intervenha junto aos lojistas para que tais medidas sejam adotadas o quanto antes, contribuindo para conter a disseminação desta grave epidemia, poupando vidas humanas.

Itabuna, 18 de março de 2020

Joab Alves Batista

Presidente Sindicato dos Comerciários e Comerciárias de Itabuna

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.