NOTA PÚBLICA: SOBRE REDUÇÃO NO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO COMERCIO EM ITABUNA

Sobre a possibilidade de uma eventual redução no horário de funcionamento do comercio de Itabuna, veiculada nos veículos de comunicação locais, que dão conta de um acordo entre o segmento patronal e a prefeitura de Itabuna, e na eminência da publicação de um decreto municipal estabelecendo o funcionamento do comércio das 09 às 15 horas, o Sindicato dos Comerciários e das Comerciários de Itabuna vem a público se posicionar.

Em nenhum momento o Sindicato dos Comerciários foi consultado por parte da prefeitura para emitir opinião acerca do funcionamento (ou não) do comércio. Em nota anterior o Sindicato afirmou que seria necessário a diminuição do horário de funcionamento do comercio e todas as precauções para proteger clientes e funcionários. Mas esta realidade mudou a partir da confirmação do primeiro caso de coronavírus em nossa cidade e o aumento da curva, em todo o país e na Bahia, de pessoas que estão aguardando a confirmação de contaminação pelo coronavírus. A decisão da prefeitura vai de encontro ao que está sendo feito no país inteiro, cujos os únicos setores do comercio que estão funcionando são supermercados, padarias e farmácias. É uma contradição a prefeitura orientar os cidadãos e cidadãs a ficar em casa e permitir funcionamento do comércio.

Entendemos as dificuldades econômicas que a classe trabalhadora, pequenos e médios empresários enfrentarão. Mas nada pode ser superior à necessidade de proteger a saúde e a vida da população. Neste sentido, o Sindicato dos Comerciários e das Comerciárias de Itabuna afirma que a medida mais acertada e prudente para conter a propagação do coronavírus é o fechamento do que for possível. O não cumprimento desta orientação, embasada por autoridades sanitárias, colocará a população, comerciários/comerciárias e clientes em risco.

Itabuna, 20 de março de 2020

Joab Alves Batista (73 98863-2354)

Presidente Sindicato dos Comerciários e Comerciárias de Itabuna

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.