NOTA PÚBLICA: FLEXIBILIZAR ABERTURA DO COMÉRCIO É CRIME CONTRA A SAÚDE PÚBLICA. PELA DIMINUIÇÃO DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS SUPERMERCADOS.

O Sindicato dos Comerciários e das Comerciárias de Itabuna vem a público alertar a população sobre o risco que se corre com a possibilidade de reabertura do comércio neste momento de curva ascendente da propagação do novo coronavírus. Neste sentido, reafirma seu compromisso com as vidas dos trabalhadores, trabalhadoras e a população em geral, por isso entende a necessidade de prorrogação do decreto 13.608, que determinou o fechamento do comércio por quinze dias, cuja validade expira no dia 07 de abril.

Segundo renomados infectologistas, o pico da epidemia de coronavírus no Brasil deve ocorrer entre os dias 25 e 30 de abril. Governos estaduais e municipais intensificam medidas para diminuir a circulação de pessoas. Flexibilizar o funcionamento do comércio de Itabuna neste momento é, portanto, uma temeridade, com grande probabilidade de casos fatais. Vale ressaltar que duas pessoas já morreram em Salvador em decorrência da Covid-19. E os casos de contaminação aumentam em cidades de nossa região, como Coraci (1), Itajuípe (3) e a vizinha Ilhéus, que já registra sete casos.

Itabuna já tem quatro casos confirmados, e até o presente momento o poder público não conseguiu organizar o sistema de saúde para o atendimento, mesmo com reconhecidos esforços. Atualmente a cidade tem 22 pacientes aguardando resultado de testes e 141 em monitoramento. O Hospital de Base não atenderá os portadores de coronavírus. A Upa que fará a triagem não tem estrutura suficiente, caso haja uma procura grande. E o Hospital São Lucas, escolhido pelo governo do Estado como centro de referência no atendimento, só deverá ficar pronto dentro de trinta dias. A própria prefeitura de Itabuna, ciente da gravidade, decretou nesta terça-feira (01/04) a conversão da Situação de Emergência para Estado de Calamidade Pública.

Não é preciso muito raciocínio para perceber que a reabertura do comercio de Itabuna representará um grande risco para a saúde pública do município. Estamos falando de uma movimentação de aproximadamente 7.000 comerciários e comerciárias, que se deslocarão de suas casas para o trabalho e que terão contato com milhares de pessoas, ampliando exponencialmente a possibilidade de contagiar e/ou ser contagiado.

Inclusive, o Sindicato sugere, num esforço para diminuir a circulação de pessoas, a flexibilização do horário de funcionamento dos supermercados. No atual contexto de risco, não se justifica que mercados funcionem aos domingos. Vale ressaltar que alguns estão funcionando até 22 horas, sendo que sequer o transporte coletivo está funcionando, colocando a vida dos trabalhadores em risco duas vezes: uma pela contaminação e outra pela violência na cidade. Neste sentido, o Sindicato sugere que os supermercados funcionem de segunda a sexta até às 19 horas; aos sábados até 15 horas e; que nos domingos e feriados fiquem fechados.

Mesmo reconhecendo todas as dificuldades enfrentadas por lojistas e empresários, é fundamental colocar as vidas das pessoas acima do lucro. Inclusive o governo federal tem adotado diversas medidas para socorrer o setor empresarial neste momento de crise, que exige muita prudência por parte das autoridades públicas municipais, autoridades sanitárias, e bom senso do segmento patronal.

Itabuna, 02 de abril de 2020

SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS E DAS COMERCIÁRIAS DE ITABUNA