SINDICATO SE REUNIU COM SUPERINTENDÊNCIA DA CAIXA PARA TRATAR DO PIS E DO FGTS EMERGENCIAL
O presidente do Sindicato dos Comerciários e das Comerciárias de Itabuna, Joab Batista, se reuniu na manhã desta sexta-feira (07) com a superintendência da Caixa Econômica Federal, para obter maiores informações sobre o pagamento do FGTS Emergencial e do PIS. Participaram da reunião o superintendente Lucas Ribeiro, o Gerente da SR CEF, Antônio Junior e o presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna, Paulo Eduardo da Silva.
FGTS Emergencial – A Caixa Econômica informou que está aguardando relatório da Prefeitura de Itabuna das áreas e pessoas atingidas pela enchente para que possam alimentar o aplicativo do FGTS, que é por onde os trabalhadores e trabalhadoras farão cadastro para ter acesso ao FGTS Emergencial. Vale destacar que apenas os trabalhadores que moram em áreas afetadas pelas enchentes terão direito à liberação do benefício, cujo limite é de 6 mil reais.
PIS – Milhares de trabalhadores ficaram sem receber o PIS em 2021. O governo Bolsonaro prometeu pagar 2 PIS em 2022. Prometeu mas parece que não vai cumprir. Segundo a superintendência da Caixa, até o momento, o calendário deste ano prevê apenas o pagamento do PIS referente a 2021, para quem recebe até dois salários mínimos. Ou seja: não há garantia nenhuma que o PIS referente a 2020 será pago. “O governo Bolsonaro roubou um ano de PIS dos trabalhadores”, afirmou Joab. A Caixa aguarda decisão final do Fundo de Amparo ao Trabalhador e de algumas comissões ligadas aos ministérios do Trabalho e da Cidadania para divulgar tabela de pagamento do PIS.