EM ITABUNA, SINDICATOS E MOVIMENTOS SOCIAIS CELEBRAM O DIA DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA
Nesta terça-feira (30), a Praça Adami, em Itabuna, foi o palco de um importante ato promovido por sindicatos filiados à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), em conjunto com diversos movimentos sociais. A iniciativa teve como propósito celebrar o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, além de destacar as demandas e desafios enfrentados pela classe trabalhadora brasileira.
Para as lideranças sindicais presentes, o atual momento político e econômico do Brasil requer uma organização ainda mais firme por parte dos trabalhadores para defender seus direitos. Eles ressaltaram a importância da mobilização em tempos de desafios, destacando algumas conquistas obtidas durante o governo do Presidente Lula, como a valorização do salário mínimo, programas sociais como o “Minha Casa, Minha Vida” e o Bolsa Família, políticas de crédito, expansão dos institutos federais de educação tecnológica, direitos para trabalhadores de aplicativos e investimentos em obras estruturantes, entre outros.
Entretanto, as lideranças sindicais enfatizaram que há muito mais a ser feito e que as principais reivindicações da classe trabalhadora neste 1º de Maio continuam válidas. Dentre elas estão o acesso a empregos decentes, a redução das taxas de juros, a garantia de uma aposentadoria digna, a disponibilidade de alimentos a preços mais acessíveis, a correção da tabela do imposto de renda, a valorização do serviço público e a igualdade salarial para trabalho igual.
O ato serviu como momento de conscientização e mobilização para que os trabalhadores e as trabalhadoras continuem unidos na busca por melhores condições de vida e de trabalho. A presença significativa de participantes demonstrou o engajamento e a determinação da classe trabalhadora em defender seus direitos e conquistar avanços em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.