SEM ACORDO COLETIVO, LOJAS DO SHOPPING JEQUITIBÁ PODEM FICAR FECHADAS NOS FERIADOS
A Campanha Salarial dos Comerciários de Itabuna, que tem data base no mês de outubro, enfrenta um impasse que pode impactar o funcionamento das lojas do Shopping Jequitibá em feriados. A representação patronal propôs a retirada do pagamento adicional pelo trabalho realizado nesses dias, o que tem gerado resistência entre os trabalhadores.
De acordo com Amanda Santos, presidenta do Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região, “a legislação em vigor exige que, para o uso da mão de obra dos comerciários, é necessário que conste em acordo coletivo de trabalho”. Com o impasse, não existe base legal para o funcionamento das lojas do shopping nos feriados. Vale destacar que a categoria tem data base no mês de outubro.
Em assembleia realizada no último dia 25 de outubro, os comerciários e comerciárias decidiram que não aceitarão trabalhar sem a garantia do pagamento pelo domingo e feriado trabalhado, entre outros direitos. O Sindicato dos Comerciários aguarda uma resposta do Sindicom, representante do setor patronal. Caso o impasse continue, o Sindicato estuda medidas judiciais e outras ações para assegurar que, sem acordo coletivo, não haverá trabalho nos feriados.