TRABALHADORES DE SUPERMERCADOS APROVAM PAUTA DA CAMPANHA SALARIAL 2025/2026, COM FOCO NO FIM DA ESCALA 6X1
Reunidos em assembleias presenciais e de forma virtual, os trabalhadores e trabalhadoras em supermercados de Itabuna e região aprovaram, nesta quinta-feira (23), a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2025/2026. Mobilizada pelo Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região, a categoria definiu como mote principal da campanha a luta pelo fim da exaustiva escala de trabalho 6×1.
A escala 6×1, que exige seis dias consecutivos de trabalho para apenas um de descanso, tem sido apontada como um dos maiores fatores de desgaste físico e mental entre os trabalhadores do setor. A reivindicação busca não apenas melhores condições de trabalho, mas também mais dignidade e qualidade de vida para a categoria, que defende a implantação da escala 5×2.
Além do fim da escala 6×1, outros pontos importantes foram aprovados, incluindo:
- Reajuste Salarial Superior ao do Piso: A partir de 1º de março de 2025, será reivindicado um reajuste baseado no INPC acumulado no período, acrescido de 9% a título de ganho real.
- Proibição do funcionamento dos supermercados em todos os feriados (Nacionais, Estaduais e Municipais).
- Trabalho aos domingos: Remuneração no valor de R$ 100,00 (cem reais) por domingo trabalhado, com jornada de trabalho limitada à 06hs (seis horas), não sendo permitido o labor em mais de 2 (dois) domingos por mês.
- Quebra de caixa: Fica estabelecido que as empresas pagarão aos empregados(as) o percentual de 20% (vinte por cento) para cada trabalhador(a) à título de quebra de caixa da sua respectiva remuneração. As empresas que utilizam a nomenclatura da função “operador(a) de loja” ficam obrigadas a pagarem o referido percentual.
- Benefícios Essenciais: Descanso quinzenal para as trabalhadoras, ticket alimentação, intervalo intrajornada de duas horas e outros itens fundamentais para a valorização do trabalhador.
SUPERMERCADOS EM ALTA – O setor supermercadista atravessa um momento de alta, o que fortalece a pauta da categoria. Dados recentes do IBGE revelam que, até outubro, as vendas de hipermercados e supermercados cresceram 5,2%, superando o crescimento geral do varejo, que foi de 4,4%. “Com esse desempenho, não há justificativa para recusa nas negociações. É hora de valorizar quem está na linha de frente, gerando os lucros do setor”, afirmou Amanda Santos, presidenta do Sindicato dos Comerciários.
O Sindicato convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras do setor a se unirem à luta. “O fim da escala 6×1 é mais do que uma reivindicação, é uma necessidade. Somente com a mobilização de toda a categoria garantiremos que nossa pauta seja atendida. Juntos, somos mais fortes”, concluiu Amanda.