AMANDA PARTICIPA DE SESSÃO ESPECIAL SOBRE OS IMPACTOS DA JORNADA 6X1 NA VIDA DAS TRABALHADORAS
Nesta quinta-feira (20), a presidenta do Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região, Amanda Santos, participou da Sessão Especial na Câmara Municipal de Itabuna, alusiva ao Dia Internacional da Mulher. A sessão, promovida pelo mandato da vereadora Wilmaci Oliveira, teve como tema central “Os Impactos da Jornada 6X1 na Vida das Mulheres Trabalhadoras”.
O debate ganha ainda mais relevância neste momento em que tramita no Congresso Nacional uma PEC (projeto de emenda constitucional) que visa acabar com a escala 6×1 no Brasil. A campanha salarial em curso dos trabalhadores em supermercados também tem como mote principal o fim da jornada 6X1, uma reivindicação histórica da categoria. Durante sua fala, Amanda Santos enfatizou as consequências severas desse regime de trabalho na saúde das trabalhadoras e a necessidade de ampliar o debate para toda a sociedade.
“O Sindicato hoje oferece um serviço de atendimento médico e o setor de supermercados é o que as trabalhadoras mais utilizam o convênio. E sabem qual o profissional mais procurado? O psiquiatra. Isso mostra o tamanho do impacto da jornada exaustiva na vida das mulheres”, afirmou Amanda.
Outro ponto abordado por Amanda Santos foi a necessidade de ampliar o acesso às creches públicas, um problema recorrente que afeta diretamente as mulheres comerciárias. “Quero fazer um chamamento aos vereadores presentes para que tenham um olhar mais amplo para as mulheres trabalhadoras do município. O mínimo que o poder legislativo pode garantir é a ampliação e o acesso às creches. Muitas trabalhadoras são obrigadas a sair dos seus empregos porque não têm com quem deixar seus filhos, o que limita suas oportunidades de crescimento profissional”, pontuou.
O Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região reforça seu compromisso na luta pelos direitos das trabalhadoras e segue mobilizado na campanha pelo fim da jornada 6X1. Ao final do evento, Amanda Santos parabenizou a vereadora Wilmaci Oliveira pela iniciativa e pela abertura desse espaço de debate fundamental para a categoria.