1º DE MAIO – DIA INTERNACIONAL DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA: PELO FIM DA ESCALA 6X1!
O 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora, vai muito além de uma data comemorativa. Com origens históricas em 1886, nos Estados Unidos, a data foi marcada por greves e protestos exigindo a redução da jornada para 8 horas diárias. Desde então, tornou-se um símbolo mundial de resistência, mobilização e conquistas da classe trabalhadora.
Neste ano, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), em conjunto com os sindicatos filiados, convoca toda a classe trabalhadora para transformar o 1º de Maio em um grande ato de reafirmação da luta por melhores condições de trabalho, mais direitos e respeito para quem move a economia do país todos os dias.
Uma das principais bandeiras de luta neste momento é o fim da escala 6×1, um modelo de jornada exaustiva que priva milhões de brasileiros do descanso digno. Um projeto de lei que propõe o fim dessa escala já está em tramitação no Congresso Nacional, e é fundamental a mobilização popular para garantir sua aprovação.
“Acabar com a escala 6×1 é uma urgência. Essa jornada desumana impede o trabalhador de descansar, de estar com a família, de viver com dignidade. Chega de normalizar essa exploração!”, afirma Amanda Santos, presidenta do Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região.
Além dessa pauta urgente, o 1º de Maio também reforça a luta por uma série de demandas históricas da classe trabalhadora, entre elas:
- Redução dos juros para estimular a geração de empregos e renda
- Valorização do salário mínimo
- Fortalecimento das negociações coletivas
- Igualdade salarial entre homens e mulheres
- Aposentadoria digna para todos e todas
- Valorização do serviço público e regulamentação da Convenção 151 da OIT
- Fim do feminicídio e combate ao assédio, racismo e todas as formas de discriminação
- Melhoria nas condições de saúde e segurança no trabalho
- Defesa da democracia e da soberania nacional
O Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região reafirma seu compromisso com essas pautas e convoca todas e todos os trabalhadores a se manterem organizados e mobilizados.
O 1º de Maio é um dia de luta, memória e ação. Que nenhuma conquista seja esquecida e que nenhum direito seja perdido. Seguimos firmes!